Tenho uma traqueostomia, e agora? Como cuidar em casa? #CuidadoComCuidadores #EstamosJuntosNessa #Traqueostomia
Enfermeira Mestre Érika de Cássia Lima Xavier
Mestre em Enfermagem UEPA (2015)
Especialista em Oncologia com ênfase nos Cuidados Paliativos modalidade Residência pelo Ophir Loyola e Universidade do Estado do Pará - UEPA (2018)
Especialista em Enfermagem Oncológica pela Universidade Federal do Pará (2013)
Graduação e licenciatura em Enfermagem em Obstetrícia pela UFPA (2012).
A traqueostomia é uma abertura cirúrgica, realizada na garganta, e tem a finalidade de favorecer a passagem de ar. Com relação causas que levam a realização de uma traqueostomia, destaca-se as de origem traumática, tumoral, infecciosa, protetiva, dentre outras Uma vez sendo portador de uma traqueostomia, a pessoa passará por distúrbios de auto imagem e readaptação de suas rotinas, pois atividades como: fala, deglutição e lazer serão comprometidas. Nesse sentido, a equipe interdisciplinar tem um papel fundamental para promover as orientações adequadas aos paciente e seu cuidador.
Inicialmente, uma boa higienização é fundamental para que se previna infecções. A lavagem das mãos deve ser estimulada sempre. Pessoa com traqueostomia e cuidador precisam estar atentos para sinais de infecção, são eles: dor, vermelhidão na pele próxima ao estoma, odor e secreções. A limpeza diária da pele periestoma, troca da cânula e de sua fixação favorecem a prevenção de complicações. Dentre as orientações:
👩⚕️Realizar a higiene da cavidade oral, incluindo escovação de língua, dentes e bochecha, removendo sujidades;
👩⚕️Realizar a limpeza do estoma com agua potável, friccionando a região delicadamente, e observando alterações na pele;
👩⚕️Durante o banho, proteger o orifício de entrada de ar da traqueostomia, evitando entrada de agua acidental;
👩⚕️Higienizar a cânula interna da traqueostomia com gazes levemente umedecidas com água morna pelo menos três vezes ao dia e sempre que houver a presença de sujidade visível;
👩⚕️Proteger a pele, com gazes ou protetores, do contato direto com a cânula;
👩⚕️Proteger a traqueostomia com tecido ou protetores, afim de evitar contato com insetos ou entrada de corpo estranho;
👩⚕️A limpeza da cânula se dá com soro fisiológico 0.9%, pelo menos três vezes ao dia, ou sempre que estiver suja. Utilize, gaze ou escovinha caso tenha intermediário.
Por fim, para realizar a comunicação incentive a pessoa com traqueostomia expressar seus sentimentos, utilizando comunicação verbal ou não-verbal, gestos, mimicas, uso de papel e caneta, ou válvulas de fala. Nesse sentido, a rede de apoio precisa estar integrada para oferecer total apoio possibilitando seu autocuidado.
"Espero que essas dicas ajudem a garantir uma recuperação suave e rápida. Se precisar de mais orientações, não hesite em nos contatar. Cuide-se e até logo!"
Comments